A arte da dança está repleta de personalidades incríveis que vale a pena conhecer.
Cada dançarino e dançarina que destacamos aqui tem um papel importante em sua época, seja no balé clássico, na dança moderna, na dança contemporânea ou na dança pop.
Isadora Duncan foi uma das dançarinas mais importantes da história do Ocidente. A norte-americana, nascida em São Francisco em 26 de maio de 1877, foi uma bailarina e coreógrafa que revolucionou o mundo da dança ao propor movimentos mais fluidos e livres, dando lugar ao que foi chamado depois de dança moderna.
Isadora dedicou toda a sua vida à dança, começando a dar aulas aos 11 anos. No final do século XIX foi para Nova Iorque aprimorar os estudos, mas não se acostumava com a rotina exaustiva dos ensaios.
Não concordava também com o fato das mulheres serem destinadas a uma posição inferior na dança. Assim, se muda para Londres, onde começa a se apresentar em espetáculos que reuniam muitas artes, como música ao vivo, dança e interpretação.
A partir de então passou a viajar a Europa mostrando sua visão da dança, em que os movimentos espontâneos eram mais valorizados e destacados, em oposição à rigidez do balé clássico.
A dançarina buscava na natureza inspiração para sua arte, trazendo para o corpo os movimentos das ondas, dos ventos nas folhas e outros elementos orgânicos.
Declaradamente comunista e bissexual, ela teve uma vida intensa e breve. Em 14 de setembro de 1927, aos 50 anos, Isadora usava um longo lenço no pescoço quando andava em um carro conversível. A echarpe se enrolou nas rodas do carro, atirando-a para fora e causando a morte imediata da famosa dançarina.
A bailarina austríaca Fanny Elssler nasceu no começo do século XIX e fez carreira no período romântico, época em que o balé ganha projeção e valorização no Ocidente.
Começou a dançar ainda criança, e apresentava-se com sua irmã Theresa.
Em 1834 é convidada a integrar a Ópera de Paris, criando um contraste com Marie Taglioni, outra dançarina famosa da época. Enquanto Marie era mais tradicional, Fanny trouxe um estilo mais autêntico de dança, com maior vitalidade e quebras nas regras do balé clássico.
A bailarina era também conhecida por sua incrível capacidade de interpretação dramática. Ela é reconhecida com uma das mais famosas e importantes bailarinas do romantismo. Faleceu aos 74 anos, em 27 de janeiro de 1884, em Viena.
Os Maiores Festivais de Dança do Brasil e do Mundo Sabe quais são os principais…
Os 13 melhores dançarinos e dançarinas da história A arte da dança está repleta de…
Viajar sem gastar uma fortuna: dicas de economia para sua próxima aventura Lorem ipsum dolor…